Visite o Portal do Autor!



Busca:




Jornalista: conheça os benefícios de se associar à Apijor





Leia a Cartilha sobre os Direitos Autorais dos Jornalistas brasileiros
Cartillha da Apijor



Apoios

Maxpress
Lu Fernandes Escritório de Comunicação
Nova Sociedade
Jornalistas & Cia
Ministério da Cultura


Google Books pode representar uma virada no debate sobre direitos autorais e digitalização de obras

29/04/2010

Com informações de Vooz



Durante o Simpósio Internacional de Políticas Públicas para Acervos Digitais, organizado pelo Ministério da Cultura, pela Biblioteca Digital Brasiliana e pela Casa da Cultura Digital, o professor catedrático da Universidade de Lisboa e especialista em direitos autorais, José de Oliveira Ascensão, falou sobre a relação entre os Direitos Autorais e o Google Books.

Para o professor, o Google Books pode significar uma virada no debate sobre direitos autorais e digitalização de obras. O acordo pleiteado pelas empresas e o Google, pode levar a uma conciliação e elevação do debate entre autores, indústria cultural e a cultura propriamente dita, defende.

Esse acordo, segundo Ascensão, vai permitir a digitalização de obras sem que seja necessária a consulta de todos os autores envolvidos na criação. Pelo acordo, em vez de o direito autoral ser pago de maneira unilateral, os usuários pagariam uma compensação para ter acesso às obras.

"É uma nova maneira de exploração das obras também em benefício do autor, porque vai criar uma multidão de contributos. Poderemos ter as obras a nossa disposição sem sentir o peso efetivo disso, como acontece quando enviamos um e-mail. Nós não nos perguntamos quanto aquilo vai custar", explica.

Com a mudança da cultura de livros impressos para o digital, as pessoas terão acesso e poderão consultar bibliotecas digitais. "Se esse gesto for de tal maneira barato que não seja preciso pensar em seu preço, a massa enorme de muitos e baratos compensa os empreendedores e os direitos do autor", diz ele. Assim, se o processo for barato de forma a não precisar pensar no preço, essa massa enorme de muito barato irá compensar os empreendedores e os direitos do autor.

O evento, realizado em São Paulo, começou no dia 26 e termina hoje, 29 e reuniu diversos especialistas e profissionais do Brasil e do mundo para a troca de experiências, conceitos e soluções com o objetivo de propor políticas públicas de digitalização de acervo e de formulação de um modelo sustentável de preservação e acesso universal do patrimônio cultural brasileiro de forma a colocá-lo à disposição da população.




Compartilhe esta notícia:

TwitterTwitter FacebookFacebook MySpaceMySpace del.icio.usdel.icio.us GoogleGoogle E-mailE-mail Imprimir notíciaImprimir notícia

Comentários


Essa notícia não foi comentada. Seja o primeiro!

Comente esta notícia:
Nome:
E-mail: (*não será exibido)
Texto:

 

<< Voltar





Telefone: (011) 3672-3996